terça-feira, 8 de julho de 2014

O Pau-de-Balsa e as Abelhas

Já que vocês gostaram tanto da minha mirra, vou compartilhar mais um pouquinho da minha experiência com este maravilhoso e poderoso Reino Vegetal.
 
Existe uma linda árvore de origem amazônica chamada pau-de-balsa. Ela é chamada assim porque é bastante usada na construção de embarcações, pois sua madeira é bem leve. Mas também é usada para reflorestamento já que a velocidade do seu crescimento é fantástica, como diz um amigo meu, ela “cresce por minuto”. De fato, ela não só cresce rápido, mas também faz uma sombra enorme. É muito gostoso sentar sob suas enormes folhas e curtir o barulhinho do vento fazendo um farfalhar musical. Infelizmente, o tamanho das folhas (50 a 60 cm de diâmetro) faz com que as pessoas preguiçosas não simpatizem com o pau-de-balsa, porque dá muito “trabalho” recolhê-las quando caem no chão. Se estas pessoas pensarem mais em sustentabilidade, irão perceber que as folhas constituem uma excelente matéria orgânica para o solo e para a horta!
 
Seu nome científico é Ochroma pyramidale   e, cá entre nós, só um ser muito especial tem uma pirâmide no nome.
 
Entretanto, o que eu realmente quero compartilhar é que eu tenho notado que a flor do pau-de-balsa, além de atrair todas as espécies de aves aqui do cerrado, também é muito apreciada pelas abelhas. Não sei se vocês têm visto reportagens a respeito da ameaça à vida destes insetos tão especiais por causa da toxicidade dos venenos usados na agricultura, mas só isto já contribui com minha alegria de ver os bichinhos vorazes se alimentando do sumo que fica entre as sépalas e na base das lindas pétalas brancas desta flor (vide fotos abaixo). Eu tenho 4 árvores em floração no momento, cada uma com uma média de 30 a 40 flores atraindo as abelhas! O sumo das flores é tão abundante que goteja. Já experimentei e é bem doce.
 
Acho que ainda existe um pau-de-balsa bem antigo na 415 norte. Há uns 2 ou 3 anos, ele iria ser derrubado, mas as crianças se reuniram ao seu redor fazendo desenhos da árvore demonstrando seu carinho pelo ser e pela sua sombra. Desistiram do intento!
 
Se você tem uma chácara, um terreno, um jardim: plante um pau-de-balsa! Você terá uma sombra avantajada em tempo recorde, atrairá inúmeros pássaros e irá proteger as abelhas que necessitam de alimento saudável e abundante urgente .


 

Saibam mais sobre o pau-de-balsa:

Nenhum comentário:

HONRE SEUS COMPROMISSOS NA LUA CHEIA EM VIRGEM

Esta é uma lua cheia que precede a lua nova em Peixes do dia 20/3, quando também ocorrerá um eclipse total do Sol. Não é hora de perder-se...