quarta-feira, 22 de junho de 2011

Laboratório de Tarot: "Osho Zen Tarot" e os Arcanos Menores

Os Arcanos Menores da maioria dos tarots são divididos pelos 4 elementos:

Copas (Água)
Paus (Fogo)
Espadas (Ar)
Discos (Terra)

Eles se referem às situações comuns a todos nós ao longo de nossa vida: emoções, vida material e trabalho, pensamento, dúvidas, relacionamentos, energia vital, saúde e intuição.

O Osho Zen Tarot mudou a denominação dos Arcanos Menores de maneira brilhante, na minha opinião: Copas e Paus, manteve os nomes dos elementos, Água (Water) e Fogo (Fire). Entretanto, com os naipes de Espadas e Discos, houve um maior aprofundamento.

O naipe de Discos (Terra) foi chamado de Arco-Íris (Rainbow), A justificativa é por tratar-se de uma "ponte" que liga o céu e a terra, o divino e o mundo prático, demonstrando que até a mais humilde atividade terrena representa uma oportunidade para transcender.

O naipe de Espadas (Ar) foi chamado de Nuvens (Clouds), pois são como nossos pensamentos que boqueiam a luz. O excesso de racionalização, de mente, impede a meditação, impede o fluir dos verdadeiros "insights". Além disso, as nuvens são passageiras e voláteis assim como nossa mente e seus produtos.

O Tarot de Crowley já é revolucionário e extremamente rico ( http://www.templodeminerva.com/tarot.html), também mudando algumas figuras da corte, enfatizando a figura feminina (Rainhas) em detrimento das masculinas (Cavaleiros,  não Reis), além de atualizar com maestria alguns arcanos maiores como é o caso da Força (Lust) e do Julgamento (Aeon). O Osho Zen Tarot segue a mesma linha meditativa e contemporânea, deixando de lado os conceitos e preconceitos medievais dos jogos mais tradicionais.

Nenhum comentário:

HONRE SEUS COMPROMISSOS NA LUA CHEIA EM VIRGEM

Esta é uma lua cheia que precede a lua nova em Peixes do dia 20/3, quando também ocorrerá um eclipse total do Sol. Não é hora de perder-se...